20 ABR 2022
EDUCAÇÃO
Setor de Psicologia escolar recebe novos materiais para trabalho com os estudantes
A avaliação psicológica é umas das áreas mais importantes da Psicologia, pois possibilita a compreensão do funcionamento psíquico e comportamental do indivíduo. Os testes psicológicos representam uma contribuição essencial para esta área, na medida em que permitem o diagnóstico e a intervenção em diferentes contextos, sendo utilizado em nível universal para todas as faixas etárias. De forma geral, a avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.
O prefeito Candango e a secretária municipal de Educação Tia Cida entregaram para a psicóloga Maria Aparecida (Cidinha), na manhã desta terça-feira (19), o material psicológico que será de grande importância para os atendimentos do público escolar, visto que o setor necessitava desses instrumentos para desenvolver as ações do setor de psicologia na área escolar.
Para além do diagnóstico, a avaliação infantil pode ter um caráter preventivo importante, uma vez que possibilita a identificação precoce de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida.
Para o prefeito Candango, a presença de psicólogo na educação e o investimento nos materiais solicitados são mais uma ferramenta para desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem e da convivência no contexto escolar.
 A secretária de Educação Tia Cida ressalta que a atuação do psicólogo escolar frente à instituição se faz no sentido de trabalhar junto à equipe interdisciplinar existente na escola, diretor, vice-diretor, supervisor escolar, professores e funcionários. O papel do psicólogo no contexto escolar é ainda auxiliar a escola como um todo no sentido de integrar, desenvolver o bem-estar nas relações humanas decorrentes neste processo complexo que é a instituição escolar e o trabalho educativo.