10 MAI 2022
Estudantes das Redes Municipal e Estadual participam dos JEMG 2022
Os alunos da Escola Municipal "Marechal Rondon" e da Escola Estadual João Gonçalves de Oliveira, de Cachoeira Dourada - MG, embarcaram nesta segunda-feira (09) para Centralina - MG, onde participarão dos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG 2022).
O JEMG é uma competição esportiva voltada para os estudantes e podem participar as escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio.
A abertura oficial do evento será nesta terça-feira (10), no Ginásio Poliesportivo ‘Eli de Oliveira em Centralina.
"Para muitos atletas, o sonho olímpico começa na escola e se torna realidade quando é oportunizado essa participação", ressaltou o secretário de Esporte, Luís Alissom. E para incentivar esses estudantes, as secretarias de Educação, Esporte, Transporte e Saúde, se uniram no propósito de propiciar aos atletas a participação no evento.
Os alunos de Cachoeira Dourada vão participar na modalidade Futsal (masculino e feminino). "Nossas crianças estão felizes em participar dessa interação com outros municípios. O esporte faz bem a saúde física e mental e por isso fizemos questão de participar dos JEMG 2022", informou Tia Cida, secretária de Educação.
Os Jogos Escolares de Minas Gerais é uma ação do Governo de Minas Gerais, realizado por meio  da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Os JEMG são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas Gerais de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global que visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. Os Jogos Escolares influenciam na Educação Física Escolar, pois os conteúdos, como planejamento anual e método de seleção dos participantes ocorrem de acordo com a proposta dos Jogos.
Apesar de os Jogos serem pautados no esporte de rendimento, há princípios educacionais que são visualizados pelos professores, tais como a cooperação, a coeducação, o respeito e a socialização. A busca do título é um desejo de toda equipe, porém mais do que isso, é uma oportunidade de participação nos Jogos, que este ano, atingiu a marca de 774 municípios inscritos.