21 JUN 2022
Começam os preparativos para o São João do Zequinha
Pau de sebo, árvore de presentes, fogueira e muita comilança. Assim é o São João do Zequinha, em Cachoeira Dourada-MG. A festa é patrimônio cultural do município e existe há mais de 50 anos. "Os meus avós paternos passaram a tradição da festa junina para os meus pais que continuaram fazendo e hoje eu sigo enquanto Deus permitir. O nosso São João está passando de geração para geração", contou José Henrique Barbosa (Zequinha).
Valorizar as raízes culturais e não abandonar a tradição familiar são os principais motivos para a realização do evento. Com o acordeon em mãos é ele quem dá o ritmo para o forró. "Foi Deus quem me ensinou a tocar a sanfona e uso o instrumento para trazer alegria", disse Zequinha.
São João Batista é padroeiro de Cachoeira Dourada e a festa é realizada sempre no dia 23 de junho. "A festa é na rua onde o idealizador mora. Coincidentemente a rua é patrimônio histórico do município, por ser toda de pedra. A fogueira é acesa exatamente às 18h. No meio da fogueira é colocado um galho de árvore com os presentes dependurados, quando a fogueira acaba, o galho fica com as prendas e as crianças pegam os brindes", explicou a secretária de Cultura, Nad Viviane.
Enquanto seu Zequinha toca a sanfona, as crianças se divertem com a quadrilha, os adultos dançam forró e experimentam as comidas típicas. O quentão a canjica e a pipoca, tudo é feito pela família. "Essa festa tem que ser preservada pela importância para a comunidade. É a união das famílias e entretenimento para todas as idades", disse um morador.
"Participo dessa festa junina desde criança. O melhor para mim é o pau de sebo, aquela concorrência para chegar no alto e pegar o dinheiro é muito engraçado. São muitas quedas, diversão e superação", enfatizou outra moradora.
Para esse ano os preparativos já estão a todo vapor. Pau de sebo sendo preparado, rua lavada, madeiras prontas para a a fogueira e arrecadação de prendas. "Quem quiser doar algum doce ou presente para colocar na árvore pode levar na casa do seu Zequinha ou deixar no Centro Municipal de Cultura", disse Nad Viviane.
"Quando eu era moleque o que mais me chamava a atenção era o pau de sebo. Me jogava na areia para ficar cheio de atritos e conseguir subir sem escorregar. A única festa que eu conheço na região que tem essa tradição do pau de sebo e árvore no meio da fogueira cheia de guloseimas e prendas, é aqui em Cachoeira Dourada", ressaltou o morador Neidmar da Silva.

Texto: Kátia Medeiros