13 OUT 2022
Iniciada as atividades e ações do Outubro Rosa em Cachoeira Dourada – MG.
A Prefeitura Municipal de Cachoeira Dourada – MG, através da Secretaria Municipal de Saúde e PSF “Álvaro Osório Rodrigues” deu início as ações de conscientização do Outubro Rosa. Durante todo o mês de outubro serão realizadas atividades e ações de conscientização e mobilização para prevenção ao Câncer de mama. O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos. Já foram realizadas ações de conscientização junto aos idosos da Melhor idade durante a semana do idoso, Blitz educativa com distribuição de folders e adesivagem de carros e a divulgação da programação das atividades e orientações no Programa de rádio “Conectados com o executivo” onde o médico da família Dr. Tassio, a Coordenadora do PSF Valdenice e a educadora em saúde Elisângela falaram sobre a importância desse trabalho de conscientização e prevenção ao câncer de mama durante o mês de Outubro.  “A prevenção é o melhor caminho para combatermos o câncer de mama. Essas ações que acontecem durante o Outubro Rosa são um complemento do trabalho preventivo que já realizamos durante todo o ano em Cachoeira Dourada.  As ações buscam principalmente essas pessoas que por algum motivo não realizam nenhum tipo de atendimento preventivo” disse Dr. Tássio, médico do PSF.