11 NOV 2022
EDUCAÇÃO
Oficinas práticas realizadas com nossos alunos da Escola Municipal Marechal Rondon
Educadores e alunos da rede pública de ensino de Cachoeira Dourada recebem oficinas gratuitas de Arte, Cultura e Educomunicação com doação de livros e máquinas fotográficas
“Com uma programação dinâmica e interativa, a proposta será realizada entre os dias 3 e 5 de novembro, levando arte e cultura com materiais reciclados e de fácil acesso, abrindo novas oportunidades para diminuir a defasagem escolar em 2023”
O ano de 2022 marcou um retorno às aulas com muitos desafios após dois anos de ensino remoto, com estudantes que ainda estão se adaptando ao novo cenário e a toda a rotina pedagógica escolar, agora com duas séries adiante, de quando tiveram suas últimas aulas presenciais.
Com foco em proporcionar uma estratégia pedagógica que aproxima os alunos do seu ambiente escolar, além da oportunidade de um aprendizado com atividades lúdicas e criativas, o Instituto Brasil Solidário, através do projeto do Plano Bienal Brasil Solidário, levará uma jornada intensa de três dias de oficinas práticas, entre os dias 3 e 5 de novembro, na Escola Municipal Marechal Rondon, envolvendo alunos e educadores da rede pública de ensino.
A proposta conta com o apoio e parceria da Secretaria de Educação do município, na mobilização e no fomenta das atividades, que já entra para o planejamento do currículo do próximo ano, com ações continuadas junto aos mediadores formados nas oficinas. As formações ofertadas de forma gratuita, envolvem desde atividades de Artes Cênicas, Música, Patchworck, Pintura e Desenho, Fotografia, até uma capacitação em Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaço literário, com materiais para montagem da biblioteca e doação de acervo de mais de 500 livros para os projetos de leitura na região. Para as ações de educomunicação, a escola receberá 3 câmeras fotográficas para os alunos desenvolverem as atividades.
A proposta chega ao município de Cachoeira Dourada a partir da parceria do Instituto Brasil Solidário com a Bayer, que possui atuação nessas regiões e tem investido nas ações e projetos IBS para levar as escolas locais uma proposta integrada de desenvolvimento da educação e impacto social para a comunidade.
Durante o período do distanciamento social, o projeto desenvolveu uma Plataforma exclusiva com todo o suporte pedagógico e orientação para a elaboração das aulas online, incluindo práticas que os educadores terão a oportunidade de acompanhar todo o passo a passo na programação das oficinas presenciais. ‘’Acreditamos na ideia de que as oficinas presenciais ganham muito sentido, uma vez que já iniciamos um trabalho no formato EAD, nas mesmas temáticas do presencial, tornando as atividades ainda mais ricas, pois complementam um trabalho que vinha sendo feito a distância”, ressalta o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.
O encerramento das atividades, será realizado no dia 5 de novembro, às 15h, na quadra da Escola Municipal Marechal Rondon, contando com apresentações de música e teatro promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto ao público para toda a comunidade.