06 MAR 2023
Projeto da Nova Estação de Tratamento de Esgoto de Cachoeira Dourada é apresentado em audiência pública
Um dos investimentos mais importantes da história de Cachoeira Dourada - MG sairá do papel. Foi apresentado na manhã dessa sexta-feira (03) no plenário da Câmara municipal, o Projeto de Construção da Nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). A Prefeitura Municipal investirá cerca de 5 milhões na construção da nova estação de tratamento de efluentes e estações elevatórias na cidade. Estavam presentes na audiência pública, Prefeito Candango e o vice prefeito Francisco, a Presidente da Câmara Priscila e os vereadores Paloma, Joãozinho, Carlinhos, Valdo e Arnaldo, além de vários secretários municipais, servidores públicos e a comunidade. Também estava presente a Engenheira Ambiental Nayara, representando o CIDES (Consórcio Internacional de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro) e também Sgt Leandro e Soldado Sabino da Polícia Ambiental de Ituiutaba. Os Representantes da Empresa Girassol que farão a execução do projeto, fizeram a explanação onde apresentaram toda documentação, licenças e os projetos da obra.
A obra colocará Cachoeira Dourada como referência em tratamento de esgoto, com vazão de 11,41 litros de esgoto por segundo, a nova ETE Cachoeira Dourada irá se destacar pela tecnologia de alta eficiência no processo de tratamento de efluentes. Construída nas proximidades do conhecido Coqueiral, a ETE atenderá a rigorosos parâmetros ambientais com o uso de uma tecnologia que alia alta eficiência de tratamento que inibe a geração de odor e otimiza o espaço físico. O projeto será composto ainda por duas novas elevatórias e atenderá até 6.000 pessoas em final de plano, provendo assim a expectativa de crescimento planejado do município e de sua parte turística o processo de tratamento será realizado por reatores ou UASB seguidos de lodos ativados, decantador secundário e desinfecção ultravioleta, gerando um afluente com até 92% de eficiência em remoção de cargas orgânicas. O processo também será contemplado com leitos de secagem de lodo para descarte do material da ETE, casa de comando, mini laboratório para acompanhamento das normas técnicas de outorga de lançamento no leito da represa de Cachoeira Dourada. O Prefeito Candango ao final agradeceu a todos os servidores envolvidos para a concretização do projeto, aos vereadores municipais, e em especial a Ennel Green Power que doou a área onde a Estação de Tratamento de Esgoto será construída.