17 MAI 2023
Maio Roxo mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais
Maio Roxo é um mês que traz reflexão sobre a atenção ao usuário que convive com a Doença Inflamatória Intestinal. Esta campanha tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade e parlamentares promovendo maior conscientização e melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
Mais de 5 milhões de pessoas são acometidas pelas DII no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, no Brasil, as DII atingem 13,25 em cada 100 mil habitantes.
São inflamações que afetam alguma parte do sistema digestório causando feridas internas nos tecidos e órgãos, entre eles intestino delgado, intestino grosso e reto, elas trazem grande impacto socioeconômicos para o usuário e para o sistema de saúde, pois tratam-se de doenças imunomediadas e incuráveis.
Os principais sintomas são diarreia, dor abdominal, cansaço (fadiga), perda de peso não intencional, febre, sangue nas fezes e apetite reduzido.
Muitas vezes, as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) demoram a ser diagnosticadas, o que pode impactar na qualidade de vida dos pacientes. Durante o #MaioRoxo, vamos conversar mais sobre as #DII e levar conscientização sobre o tema? Quem sabe assim a gente não ajude pessoas que sofram com isso e nem sabem?
Cuide de você e conta conosco!