22 MAI 2023
O Prefeito de Cachoeira Dourada - MG, Candango acompanhado do Procurador Geral do Município participaram de uma importante reunião com lideranças da região e com Procurador Geral de Justiça Jarbas Soares em Uberlândia- MG. A reunião foi realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) hoje em Uberlândia, às 10 horas, uma apresentação do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), órgão que tem por finalidade implementar, adotar e incentivar métodos de autocomposição, como a negociação, a mediação, a conciliação, as práticas restaurativas e as convenções processuais.
O encontro contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e de promotores de Justiça e servidores do MPMG, além de autoridades e representantes da sociedade civil na região.
O objetivo foi detalhar a estrutura e os objetivos do órgão, além de explicar como ele pode ser acessado para a resolução consensual de conflitos, com a utilização dos métodos de autocomposição, cada vez mais utilizados pelas instituições de Justiça, e que têm surtido excelentes resultados para a sociedade, com a efetivação de direitos.
O Programa Compondo em Maio tem o objetivo de promover um esforço concentrado, durante o mês de maio, para a resolução consensual de conflitos. Também estimula a realização de ações educacionais, de conscientização, de incentivo à disseminação e de aplicação dos métodos autocompositivos de resolução, prevenção da escalada destrutiva, gestão e transformação de conflitos.