06/08/2019 às 20:39:00
Liberação de Recursos, Consórcio RIDES e Aterros Sanitários em discussão na FUNASA
Na última quinta feira (4), o deputado federal Zé Vitor (PL/MG), participou de audiência com Presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) Ronaldo Nogueira, para tratar de assuntos relacionados à liberação de recursos financeiros de empenhos e de convênios que foram cancelados e inscritos em restos a pagar para os municípios do interior do Estado, como tratamento de esgoto e transporte de resíduos sólidos.

Na última quinta feira (4),  o deputado federal Zé Vitor (PL/MG), participou de audiência com Presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) Ronaldo Nogueira, para tratar de assuntos relacionados à liberação de recursos financeiros de empenhos e de convênios que foram cancelados e inscritos em restos a pagar para os munícipios do interior do Estado, como tratamento de esgoto e transporte de resíduos sólidos.

O Prefeito de Monte Alegre de Minas Dr. Ultimo Bitencourt, Prefeito de Cachoeira Dourada Ovídio Dantas, Prefeito de Pedrinópolis Antônio Gondim, Vice Prefeito Paulo Rocha de Monte Carmelo além de lideranças dos municípios de Indianópolis e Veríssimo participaram da reunião.

O Deputado que tem uma ampla atuação politica junto aos municípios do seu Estado, disse que boa parte dos municípios de Minas Gerais tem baixa densidade populacional e o orçamento é totalmente comprometido com demandas relacionadas à saúde, educação e infraestrutura, não restando recursos para investimentos em saneamento  ou em tratamento e destinação do lixo. "A reunião foi muito positiva. O presidente se comprometeu a nos atender nas demandas que apresentamos. Estamos trabalhando cada vez mais para a promoção de melhorias direcionadas à população do meu estado, através de um trabalho consciente e muito produtivo junto às prefeituras da minha base politica," garantiu  Zé Vitor.

Para os municípios de Indianópolis, Cachoeira Dourada e Serra do Salitre o deputado fez gestão junto ao Presidente do órgão Ronaldo Nogueira, solicitando agilidade no pagamento de empenhos e liberação de recursos para estação de tratamento de esgoto (ETES).  O parlamentar pleiteou também aquisição de caminhão de lixo para os municípios de  Buritizeiro e  Monte Alegre de Minas além de novos equipamentos e veículos para operacionalização das unidades de resíduos sólidos nos municípios;  liberação de recursos para  São Gotardo referentes à implantação da usina de reciclagem e compostagem de lixo, assim como agilidade  para  os  empenhos  de convênios para o município de Tiros.

Para Ronaldo Nogueira, “o maior desafio da FUNASA é fazer uma boa gestão dos recursos que são escassos. É necessário dar continuidade aos convênios que já estão firmados, recursos que estão empenhados e obras que já foram iniciadas,” disse o presidente do órgão.

Ainda no decorrer da reunião Zé Vitor cobrou a liberação de recursos para o (RIDES) - Consórcio Intermunicipal da Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável, que vai atender os municípios de Abadia dos Dourados, Coromandel, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria.

Segundo Zé Vitor, “as implantações do parque sanitário e das estações de esgoto visam sanar uma necessidade eminente dos municípios que são consorciados ao (RIDES), com o intuito de unir forças, priorizando assim a responsabilidade ambiental e sanitária da região.”

A FUNASA é um órgão, vinculado ao Ministério da Saúde, e tem como objetivo promover a saúde por meio de ações de saneamento e saúde ambiental, fomentando projetos que levem água às comunidades carentes mais longínquas do país.  Está presente nas 27 unidades da Federação e tem a sua competência em promover políticas públicas para promover saneamento básico nas cidades de até 50 mil habitantes, além, de atender mais de 90% dos municípios brasileiros.

Av. das Nações, 400
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 13h
Cadastre-se e receba informativos da Prefeitura
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia