04 MAR 2020
GOVERNO
PREFEITO ESTEVE EM BRASÍLIA TRATANDO DA VERBA PARA NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Por intermédio do Deputado Federal Zé Vítor que viabilizou verba de 1.500.000,00 para nova Estação de Tratamento de Esgoto de Cachoeira Dourada - MG.

Deputado federal Zé Vitor garante R$ 1,5 mi para implantação de ETE em Cachoeira Dourada

Além dos recursos para ampliação de esgotamento sanitário, parlamentar ainda assegurou R$ 230 mil para custeio de unidades de saúde

Cumprindo o seu compromisso com o fortalecimento regional, o deputado federal Zé Vitor (PL/MG) contemplou o município de Cachoeira Dourada com R$1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil reais) para a ampliação do seu sistema de esgotamento sanitário através da implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Os recursos, oriundos do Fundo Nacional de Saúde (Funasa), foram repassados ao município em dezembro de 2019 e darão um reforço importante no projeto que viabilizará 100% do esgotamento sanitário da zona urbana e que foi elaborado para atender um horizonte de 20 anos. “Esta modalidade de tratamento apresenta menores custos operacionais e de implantação, além de, comprovadamente, oferecer resultados coerentes com o prognóstico obtido através da modelagem matemática que equaciona os sistemas físicos, químicos e biológicos inerentes ao tratamento de esgoto”, afirma o engenheiro Moisés Rezende Andrade, responsável pela elaboração do projeto e que contou com acompanhamento e apoio de José Emílio Ambrósio, ex-prefeito de Cachoeira, durante a tramitação junto à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale Paraíba (AMVAP).

De acordo com Ovídio Afro Dantas, prefeito de Cachoeira Dourada, a implantação da ETE é a concretização de um sonho antigo da comunidade, vez que o atual sistema de tratamento de esgoto não mais atende às necessidades. “Trata-se de uma obra de grande importância para o nosso município, pois, o nosso modelo atual é obsoleto. Felizmente, após muito trabalho, conseguimos viabilizar esse projeto que acompanhará nosso crescimento populacional, oferecendo um tratamento adequado e um futuro melhor alinhado com as práticas de esgotamento sanitário”, avalia.

Neste sentido, o prefeito fez questão de ressaltar o trabalho do engenheiro responsável pela realização do projeto assim como do deputado federal Zé Vitor. “Nós temos que fazer um agradecimento mais que especial tanto ao Moisés, que se dedicou ao máximo para elaborar e aprovar o projeto em tempo hábil, quanto ao deputado Zé Vitor, que nos acompanhou nas audiências na Funasa e se empenhou de forma incansável para viabilizar a realização deste sonho. Sem eles, nada teria sido possível. Agradeço ainda a AMVAP que nos ofereceu apoio maciço para atingirmos nosso objetivo”, acrescentou Ovídio Afro Dantas.

Ciente das principais necessidades do município, o deputado Zé Vitor viabilizou ainda o pagamento de R$ 230 mil para auxiliar o pagamento de despesas de custeio das unidades de saúde de Cachoeira. “Nós sabemos que a demanda é enorme e que os municípios precisam de muito apoio, mas, dentro das possibilidades, vamos trabalhando para fortalecer a nossa região e viabilizar recursos para atender as necessidades imediatas”, garante o parlamentar.

- Com o esforço conjunto do deputado, da Prefeitura e da AMVAP, Cachoeira Dourada finalmente ganhará um sistema de eficiente e moderno para seu esgotamento sanitário

*Assessoria

Fonte: ASSESSORIA DEPUTADO FEDERAL ZÉ VITOR
Local: Brasília - DF