01 FEV 2021
Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Cachoeira Dourada – MG, realizou desde o primeiro dia de gestão, uma série de ações de conscientização e combate à Covid-19 no município.

No que tange às orientações, foram entregues no comércio local, o decreto com as medidas a serem adotadas sobre a Covid-19 realizada pela Vigilância Sanitária.

Outro trabalho foi desenvolvido pela colaboradora Leide Laura aos funcionários da Fazenda São José sobre a importância do uso da máscara, mesmo em locais onde não tenham contato com outras pessoas, uso de álcool em gel e higienização das mãos. Foi pedido também para os trabalhadores não esconderem caso sintam algum sintoma gripal, porque pode estar colocando em risco a vida de outras pessoas.

A enfermeira coordenadora do PSF, Valdenice Matias, promoveu também orientações sobre o contagio da Covid-19 e distribuição de borrifadores de álcool 70% para os funcionários da Empresa D.O.S Construtora, ACS e ACE.

Sobre as ações de combate, foi criada uma barreira sanitária na entrada da cidade, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Polícia Militar – PM, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Foi promovida também pelos agentes de Controle de Endemias, a descontaminação de logradouros públicos.

Na parte de imunização, ocorreu a vacinação de 40 colaboradores da linha de frente contra a Covid-19, além dos idosos institucionalizados no Lar dos idosos "São Francisco de Assis"

Outras atividade

A Secretaria de Saúde realizou no PSF "Álvaro Ozorio Rodrigues" uma palestra sobre hanseníase, abordada também pela enfermeira coordenadora, Valdenice Matias, para os funcionários do setor.

Foi realizado também um bate-papo na Rádio Visão FM 104,9, com a psicóloga Maria Aparecida, com o tema: Janeiro Branco e Saúde Mental.