19 ABR 2021
Cachoeira Dourada tem muito a comemorar nos 100 primeiros dias de gestão

Na última semana completou os 100 primeiros dias de gestão do prefeito Candango e vice Francisco em Cachoeira Dourada, e mesmo com a pandemia que trouxe um verdadeiro desafio aos prefeitos, a população tem vários motivos para comemorar, pois são muitas as realizações em tão pouco tempo. Para prestar contas à comunidade, foi realizada uma live na segunda-feira (12) com a participação de membros do Executivo, onde através de vídeos e entrevistas, foi mostrado um pouco do trabalho da atual gestão. Foram tantas ações, que a atual administração chamou a atenção dos veículos de imprensa de toda região, o que levou o prefeito Candango a uma verdadeira maratona de entrevistas nesta semana. Outra agenda do prefeito esta semana foi do Centro Oncológico do Pontal, onde esteve alinhando uma possível parceria para que os moradores de Cachoeira realizem consultas e tratamento neste centro.

Confira abaixo algumas das realizações nestes 100 primeiros dias.
A cidade já imunizou mais de 10% de seus idosos, índice bem acima da média nacional. No munícipio a vacinação é de casa em casa. E é de casa em casa que os idosos receberam kits de prevenção contra a covid-19.
O trabalho na zona rural foi reforçado com equipe médica que percorre as propriedades levando informação e atendimentos pra quem vive no campo.
Para conter o avanço da doença o prefeito determinou a instalação de barreira sanitária na entrada da cidade.
As ações tem dado certo, o número de casos de COVID-19 tem diminuído.
A educação se prepara para futuro é que está em fase de implantação uma metodologia mais conectada em Cachoeira Dourada, e isso será um ganho no aprendizado para os educadores e também para os alunos.
Os prédios escolares estão recebendo melhorias, assim como a unidade de saúde que retomou o obra. Ruas e avenidas receberam asfalto novo, a sinalização é uma realidade bem diferente do passado.
Para escoar melhor a produção, as estradas de terra receberam cascalho e também foi feito desvio para que a água da chuva não possa empoçar.
Preocupado em manter os direitos de seus servidores, a nova gestão teve como primeiro ato, homologar acordo judicial reconhecendo uma demanda antiga dos servidores, que é o pagamento dos direitos trabalhistas dos servidores em relação a suas progressões. O acordo prevê o pagamento de R$ 1.700.000,00 ainda este ano.
Foram cadastradas 140 famílias, entre idosos acima de 60 e crianças de até 10 anos, no programa do leite, que está sendo entregue semanalmente em casa devido a pandemia.
Agora, no lar São Francisco conta com cuidador de idoso, técnico de enfermagem e auxiliares de serviços. A equipe desenvolve ações socioeducativas com os idosos, entre as atividades: jogos, desenhos para colorir e até uma horta.
Retomamos o projeto de uma nova estação de tratamento de esgoto na cidade, a ideia é melhorar a qualidade de vida da população.
A prefeitura abrirá licitação para a contração de empresa para elaboração dos estudos e projetos referentes ao sistema de esgoto sanitário do município.
Está sendo finalizado o projeto das fossas sépticas na região da balsa, um pedido antigo dos moradores daquela região.
Diante dessa situação a secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico realizou nesses 100 dias de governo algumas ações para o fortalecimento do turismo dentre elas:

• Fechamento total das atividades da praia do lago desde o dia 11 de janeiro desde ano.
    *Reinclusão na instância de governa regional (IGR) rota do triângulo, esta ação é de fundamental importância para a sinalização no cenário do turismo nacional.
    *Ativação do conselho municipal de turismo (COMTUR) que visa um diálogo entre comunidade e instituições de interesse turístico.
  • Aquisição de 140 boias aquáticas para a melhoria e segurança dos banhistas e embarcações com as devidas marcações e limites.
  • Contratação de funcionário para realizar a limpeza nos banheiros e toda orla da praia inclusive parte do gramado e área das churrasqueiras e fontes.
  • Tivemos uma reunião com a equipe do SENAC para realização de planejamento e execuções de cursos de treinamento e capacitação para o setor e comunidade.
    Foram inúmeras as ações nestes 100 dias no governo de Candango e Francisco na cidade de Cachoeira Dourada de Minas e este é só o começo do que vem por aí.