08 SET 2021
Ações marcam Dia Nacional do Combate ao Fumo
Dia 29 de agosto é o Dia Nacional do Combate ao Fumo, data em que são realizadas diversas ações de sensibilização, conscientização e mobilização da população para os malefícios do tabaco, A Secretaria Municipal de Saúde, através do PSF Álvaro Ozório Rodrigues, realizou durante essa semana  visitas em vários setores públicos, divulgando a abertura do 9º grupo de combate ao tabagismo, o qual se iniciará no dia 16 de setembro. As inscrições podem ser realizadas na recepção do PSF ou através de sua ACS. Fumar é hoje o principal fator de risco para o câncer de pulmão, com cerca de 80% das mortes como consequência do tabagismo, por isso, interromper esse hábito é o melhor caminho.
Como muitos sabem, parar de fumar não é um processo fácil, separamos algumas dicas, para quem deseja largar o tabaco e cuidar da sua saúde:
Antes de mais nada é preciso querer. As unidades básicas de saúde trabalham com campanhas para auxiliar neste processo, por isso procure esses centros se você está disposto a parar de fumar; Escolha uma data para ser o primeiro dia sem cigarro. Se não conseguir, reduza a quantidade gradativamente; Retire os maços de cigarro dos locais onde você está habituado a guardá-los; É normal sentir ansiedade, irritação, dor de cabeça, falta de concentração e muita vontade de fumar! Estes sintomas desaparecem em até duas semanas; A fome e o aumento de peso são comuns. Pratique atividades físicas e consuma líquidos, exceto café e álcool que podem ser um convite ao fumo; Recompense seu esforço guardando o dinheiro que gastaria com cigarros; Tenha cuidado com métodos milagrosos para parar de fumar. Muitos deles são tão nocivos quanto o próprio tabaco. Procure orientação médica em qualquer dúvida; É muito importante ainda associar a cessação do tabagismo com mudanças de vida e alimentares mais saudáveis, fazendo refeições de 3 em 3 horas com 5 a 6 refeições/dia, para não entrar na fissura de vontade de consumir alimentos muito calóricos, incluindo e variando alimentos naturais, ricos em vitaminas, minerais e fibras como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, carnes e leite e derivados magros; Ande sempre com uma garrafinha de água e tome pelo menos 2 litros de água por dia; Para os momentos de fissura ande com palitinhos de cenoura, aipo ou pepino, balas e chicletes dietéticos; Mesmo que você não tenha tido sucesso nas tentativas anteriores, não desista de tentar!Procure a unidade de saúde mais próxima e solicite o tratamento.