07 OUT 2021
Adesivaço e palestra marcam o início das atividades do Outubro Rosa
A Prefeitura Municipal de Cachoeira Dourada – MG realizou mais uma ação da Campanha Outubro Rosa, nesta terça-feira (5), na Unidade Mista de Saúde “João Batista da Silva”, com evento voltado às mulheres profissionais da saúde. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal chamar a atenção das mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
Na abertura do evento o Prefeito Candango parabenizou os profissionais da saúde pela iniciativa. “Quero parabenizar a todos os profissionais da Saúde que estão sempre engajados nas campanhas e trabalhando a prevenção. Que nesse mês de Outubro essa campanha venha sensibilizar as mulheres da importância do cuidado preventivo”, ressaltou o prefeito Candango.
No evento estiveram presentes a Secretária de Saúde Larissa Araújo, a Coordenadora do PSF Valdenice Matias, a Diretora da Unidade Mista de Saúde Sandra Pereira, a Responsável Técnica da Unidade Mista Veronica Santos e os demais profissionais da Saúde. O médico do PSF, Dr. Tássio Momenté falou sobre a origem da Campanha do Outubro Rosa, sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero, falou dos exames preventivos e dos tratamentos em caso de diagnostico da doença.
A Campanha do Outubro Rosa teve início na sexta-feira (01) com a realização de Pit Stop educativo com adesivação de carros. Durante todo o mês de outubro as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e PSF “Álvaro Osório Rodrigues” estarão realizando as ações do cronograma do Outubro Rosa, dentre elas o agendamento de exames de PCCU e mamografias.
MAMOGRAFIA - o exame ajuda a detectar possíveis sinais de câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado, principalmente em mulheres que não apresentam sinais ou sintomas.
Importante: mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos devem realizar o exame a cada dois anos.
PCCU - O exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente, o teste é usado na prevenção do câncer de colo de útero. O papanicolau é um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório – seu principal objetivo é a prevenção. Importante: mulheres de 25 a 64 anos que já iniciaram a vida sexual devem realizar o exame anualmente.