09 OUT 2021
Educação municipal retoma as aulas presenciais de forma facultativa às famílias
Na  quarta feira, dia 6 de outubro, através do Decreto de nº 062 de 27 de setembro de 2021, que dispôs sobre retorno gradual e híbrido das aulas e atividades educacionais presenciais. O decreto oficializa a autorização para retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino estadual e municipal do município de Cachoeira Dourada.
Visando uma retomada segura das atividades escolares, foram realizadas reuniões de capacitação com profissionais da vigilância sanitária, direcionada aos profissionais da educação, reuniões com pais/responsáveis sobre termo de adesão e apresentação do protocolo sanitário que será seguido nas instituições.
Para que essa volta aconteça da melhor forma possível, foi proposto que houvesse um caminhar juntos pais/responsáveis e todos os profissionais da educação, a fim de que a retomada seja gradual, segura e facultativa.
A volta presencial nas unidades escolares vai seguir rigorosos protocolos alinhados entre as secretarias de Educação e Saúde, atentos pela higiene e segurança sanitária em prol de todos. Entre os cuidados estão à organização dos espaços físicos, utilização do álcool em gel e regras de distanciamento. Entretanto, conforme reforça a secretária de Educação, Tia Cida, é necessária a concordância dos pais para que os alunos frequentem as aulas presenciais, que acontecerão de forma mais segura possível.
O retorno se deu nos dias 6,7,8 e 9, que foi sábado letivo. O retorno ocorreu de forma escalonada e gradativa, em regime de revezamento, para que todos os alunos sejam atendidos com isonomia, devendo as instituições de ensino disponibilizar o ensino híbrido, presencial e a manutenção do ensino remoto em caráter complementar e alternativo.
As aulas presenciais híbridas estão autorizadas tanto para a Educação Infantil, 2º período para este primeiro momento, Ensino Fundamental, 2º 5º e 9º anos, observando a limitação da capacidade de alunos por sala, respeitando o distanciamento mínimo exigido no protocolo.
A secretária de Educação, Tia Cida, ressalta que o retorno é essencial para trabalhar a socialização e a aprendizagem dos alunos.