13 JAN 2022
Prorrogadas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para o Censo 2022

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para o Censo 2022 foram prorrogadas até o dia 21 de janeiro de 2022.

O Censo Demográfico é uma gigantesca operação que acontece de 10 em 10 anos e que tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. Também constitui a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Para o Processo seletivo os candidatos podem se inscrever para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Recenseador ou Agente Censitário Supervisor (ACS). Para os cargos é de ACM e ACS é exigido o ensino médio completo e a taxa de inscrição é de R$ 60,50, apenas para recenseador a taxa será de R$ 57,50 e é exigido somente o ensino fundamental.

As inscrições podem ser feitas apenas pelo link https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21

A jornada de trabalho para os aprovados nos cargos de ACM e ACS será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias de segunda a sexta-feira, variável conforme a necessidade do trabalho.

Os salários serão de R$ 2.100,00 para o supervisor e R$ 1.700,00 para o Agente Censitário.

O Agente Supervisor será responsável pela coordenação de todas as atividades censitárias do Posto de Coleta sob sua responsabilidade e o Agente Censitário fará a supervisão do trabalho dos recenseadores.

A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. O candidato poderá simular valores de remuneração por meio de link disponibilizado no endereço eletrônico https://censo2022.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html

A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 (vinte e cinco) horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento. Será obrigatório o comparecimento do Recenseador ao Posto de Coleta nos dias e nos horários estipulados pelo ACM ou pelo ACS.

As provas serão no dia 27 de março de 2022 e o resultado sairá no dia 06 de maio.

Os candidatos mais bem classificados no concurso para agente censitário, ocuparão a vaga de ACM, respeitando o limite de vagas ofertadas para este cargo; os demais classificados ocuparão o cargo de ACS, até completar o número total de vagas ofertadas e respeitando sempre a ordem de classificação. Nos municípios onde há apenas uma vaga para agente censitário, o candidato mais bem colocado exercerá, concomitantemente, as funções de agente censitário municipal e supervisor.

Para Cachoeira Dourada serão 3 (Três) vagas para recenseador, sendo uma para pessoas pretas ou pardas;

Mais informações podem ser obtidas pelo site ibgepss21@fgv.br ou pelo número 0800 2834628 ou ainda pelo site https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21.