18 FEV 2022
CRAS fará roda de bate-papo com jovens sobre malefícios do álcool

"Jovem, seja inteligente, curta a vida sem drogas". A faixa, anexada em frente ao CRAS de Cachoeira Dourada, é colorida e chama à atenção para um problema que tem aumentado em todo o país: o uso de álcool e drogas cada vez mais cedo.

De acordo com dados de uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), mais da metade da população brasileira, 55%, têm o costume de ingerir álcool, sendo que 17,2% declararam aumento do consumo durante a pandemia da Covid-19, associado a quadros de ansiedade graves por causa do isolamento social.

Ainda segundo o levantamento, uma em cada três pessoas no país consome álcool pelo menos uma vez na semana. O consumo abusivo de bebidas alcoólicas foi relatado por 18,8% dos brasileiros ouvidos na pesquisa. Os dados foram levantados com base na resposta de 1,9 mil pessoas, nas cinco regiões do país. O estudo mostra ainda que, em média, os brasileiros ingerem três doses de álcool por ocasião, o que representa 450 ml de vinho ou três latas de cerveja.

E para conscientizar a população sobre os malefícios causados pelo vício, o mês de fevereiro é voltado para o combate de drogas e álcool. "O objetivo da campanha é dar evidência à problemática das drogas, a partir do alerta e conscientização da população sobre os malefícios decorrentes do uso indevido dessas substâncias, que afetam tanto o indivíduo como a sociedade", disse a assistente social do CRAS Dhiennifer.

Vale destacar que a prevenção e o tratamento são primordiais e é preciso dar o primeiro passo para evitar problemas futuros. "Convidamos os jovens que queiram participar de uma roda de conversa de ações voltada ao tema. Esse bate-papo será na próxima quinta-feira. Quem estiver interessado, entre em contato no CRAS para garantir a participação", finalizou.