10 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Psicólogo Escolar participa de Reunião de Módulo na Escola Municipal Marechal Rondon
O psicólogo educacional tem a atribuição de estudar e intervir no comportamento humano no contexto da educação. Um de seus principais objetivos é o desenvolvimento de todos aqueles que estão inseridos neste cenário. No dia 08 de março, a psicóloga escolar Maria Aparecida e a secretária de Educação Tia Cida, participaram da reunião de módulo dos professores. A psicóloga fez apresentação das atribuições do trabalho que irá fazer juntamente com os profissionais da escola. Houve momento de troca de escuta dos anseios dos profissionais, visto que com o retorno das aulas presenciais a presença do psicólogo escolar fará uma grande diferença nas escolas.
O psicólogo escolar é um agente fundamental para proporcionar o desenvolvimento dos estudantes, professores e demais pessoas envolvidas no contexto da escola. Desse modo, as competências do psicólogo vão ao encontro da prevenção, especialmente na melhoria da adaptação dos indivíduos e na promoção do bem-estar e da excelência acadêmica.
As atribuições desse profissional são variadas, dentre elas estão algumas que serão desenvolvidas nas escolas:
Intervenção em relação às necessidades educacionais dos alunos;
Orientação, aconselhamento profissional e vocacional;
Funções preventivas;
Intervenção na melhoria das ações educacionais;
Formação e aconselhamento familiar;
Intervenção socioeducativa para a construção de um ambiente educacional positivo e integrador e avaliação para fazer encaminhamento para atendimento na área da saúde, caso seja necessário.
O papel deste profissional é promover a melhoria no aprendizado e detectar possíveis falhas no processo. Além disso, oferecer o apoio necessário aos programas de prevenção e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Todo trabalho só poderá acontecer se tiver o envolvimento de todos. A secretária de Educação Tia Cida enfatizou o apoio às ações e reforçou o respaldo da gestão municipal, representado na pessoa do prefeito Candango.