30 MAR 2022
Sedese faz capacitação com servidores do CRAS em Cachoeira Dourada
Representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) estiveram presentes na manhã desta terça-feira (29) em Cachoeira Dourada para uma capacitação com os servidores do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).
O encontro foi no Plenário da Câmara Municipal e faz parte do trabalho de apoio técnico para os municípios que fazem parte da regionalização da Proteção Social Especial em Minas Gerais.
A visita foi para informar sobre os serviços do CRAS e trocar ideia de como está sendo feito o trabalho no município. "Essa capacitação é muito importante para a assistência social de Cachoeira Dourada. Essa foi a primeira vez que nossa referência da Sedese veio fazer uma visita e explanar sobre as mudanças que precisamos fazer para nos adequar a lei", informou a secretária de Assistência Social Lívia Júlia Santos Martins.
Durante a capacitação foi discutida a implantação de uma metodologia integrada e unificada de Trabalho Social com Famílias (TSF), com um fluxo de atendimento voltado à população em situação de violação de direitos e um sistema de planilhas para registro e monitoramento dos atendimentos e acompanhamentos.
Também foram realizados alinhamentos e discussões sobre conceitos importantes para o trabalho da Proteção Social Especial no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e o esclarecimento das funções da Sedese, dos órgãos municipais e das referências técnicas (RTs) no atual modelo de regionalização da Proteção Social Especial em Minas Gerais.