14 SET 2021
Vacinação antirrábica em Cachoeira
Neste mês de Setembro a Prefeitura Municipal de Cachoeira Dourada, através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a vacinação antirrábica que ainda é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Na próxima semana a a campanha continuará na quadra de esportes do Vila Dourada, das 08h às 15:30h conforme o calendário de vacinação divulgado. Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras que anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação.
A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco —, daí a importância da vacina antirrábica ser administrada anualmente, visto que lhes dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.
Além disso, manter o pet devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos.
A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos.
A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.
Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.
 a vacina antirrábica é essencial para manter seu animal de estimação protegido contra essa terrível doença. Além disso, você estará também se protegendo, já que é transmissível para o ser humano. Vacine seu pet anualmente, pois certamente essa é uma demonstração de carinho!
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024