24 MAR 2023
SAÚDE
REALIZADA A 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE. TEMÁTICA DE 2023 FOI, GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA. AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA!
A Prefeitura Municipal de Cachoeira Dourada - MG, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizaram a 5ª Conferência Municipal de Saúde, na manhã dessa quarta-feira (22) no plenário da Câmara municipal. A Conferência teve como objetivo debater, formular e avaliar políticas públicas referentes a temas específicos, visando o diálogo e à cooperação institucional entre o poder público e a sociedade, garantindo a participação e o controle social na elaboração e gestão das políticas públicas no município.
É importante lembrar a população que é nas conferências que as mesmas podem expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades, bem como expressar em médio e longo prazo nas esferas em desenvolvimento, municipal, estadual e federal.
Os eixos temáticos em discussão foram: O Brasil que temos; O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
A etapa municipal é a base para o planejamento ascendente do SUS.
Simone Mattos, Assessora em Gestão de Saúde, ministrou uma palestra onde abordou de forma ampla a temática desse ano. Na Conferência também foram eleitos os delegados que irão participar da Conferência Estadual de Saúde em Belo Horizonte - MG, e levarão as propostas discutidas e aprovadas.
Estiveram presentes, o Prefeito Candango e o vice prefeito Francisco, a Secretária de Saúde Sirlei e demais secretários municipais, Presidente Glaydson e membros do conselho municipal de saúde, Presidente da Câmara Priscila e demais vereadores, servidores municipais e população.