27 JUN 2023
Novo responsável assume COMPEDEC- Defesa Civil em Cachoeira Dourada MG
Na segunda-feira (05/06) o Secretário de Governo Paulo Ricardo recebeu no Centro Administrativo de Cachoeira Dourada - MG, a visita do agente regional de Defesa Civil Tenente PM Pedro Omar Peres da 9ª REDEC, que veio fazer a entrega de coletes oficiais ao novo responsável pela Defesa Civil do município de Cachoeira Dourada, Jonas Pedro da Silva, que assumiu recentemente o COMPEDEC. COMPEDEC é a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Trata-se de um órgão responsável pela coordenação das ações de proteção e defesa civil em nível municipal. Sua função principal é planejar e executar medidas de prevenção, mitigação, resposta e recuperação em situações de emergência e desastres naturais.
A COMPEDEC atua de forma integrada com outros órgãos governamentais, como bombeiros, polícia, saúde pública e assistência social, além de estabelecer parcerias com a comunidade local e instituições não governamentais. Seu objetivo é promover a segurança e o bem-estar da população, minimizando os danos causados por desastres naturais, acidentes ou qualquer outra situação de risco.
Entre as principais atividades da COMPEDEC estão a elaboração de planos de contingência, a realização de campanhas educativas, o monitoramento de áreas de risco, o treinamento de equipes de resgate e a coordenação das ações de socorro e assistência às vítimas. Além disso, a COMPEDEC também desempenha um papel fundamental na avaliação e liberação de recursos para a reconstrução e recuperação após desastres.
A criação de uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil é uma medida essencial para garantir uma resposta eficiente e coordenada diante de situações de emergência. A atuação da COMPEDEC é fundamental para proteger a vida e o patrimônio da comunidade, promovendo a cultura de prevenção e preparação para desastres.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024