03 MAI 2023
EDUCAÇÃO
Cachoeira Dourada recebeu o Educativo Itinerante da exposição Monet à beira d´água
Os estudantes da Escola Municipal Marechal Rondon de Cachoeira Dourada - MG, receberam nesta última quarta-feira (26), o educativo itinerante da exposição Monet À Beira d’Água numa parceria entre a secretaria municipal de Educação; Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Água e Esgoto. A exposição aconteceu no salão do Centro Municipal de Cultura Camilo Chaves Júnior e contou com várias atividades interativas para os estudantes. No primeiro momento os estudantes foram recebidos pelos educadores com muita música, canto e dança. Foram divididos grupos de crianças em várias estações que trabalharam as atividades. Teve o momento do Ateliê onde foram espalhados os materiais e as crianças puderam se expressar através de mini telas com os temas que eles tiveram acesso durante toda a experiência da exposição. No Espaço de Galeria com quadros e telas do Monet, foi apresentado oito séries contando um pouco da trajetória criativa do Monet. No espaço Paisagismos Impressionantes uma das maiores obras de Monet "Jardim das ninféias" foi apresentado num grande pano para os alunos apreciarem. A exposição é um projeto do Ministério da Cultura em parceria com várias empresas da iniciativa privada dentre elas a Bayer. Em Cachoeira Dourada estiveram presentes em campo o Coordenador Alex Barros e os educadores Ane Martins, Hélio Camali, Lilian Bragança, Lucca Palmieri e Luan Barros.
Os principais objetivos da exposição Monet à Beira D'água são democratizar o acesso à arte, estimular a criatividade, encantamento e imaginação e valorizar os saberes, corporeidade e as identidades locais. Uma série de atividades foram aplicadas aos jovem pelos educadores do grupo. Uma delas foi a imersão com óculos de realidade virtual, que mergulha os alunos pela obra do inigualável artista impressionista. "Os alunos ficaram maravilhados com a experiência e nós ficamos felizes por Cachoeira Dourada receber um projeto tão importante que trouxe arte e conhecimento, uma experiência maravilhosa" disse Tia Cida, Secretária Municipal de Educação